Cuidar das finanças pessoais inclui os cuidados com as despesas domésticas. Isso garante a estabilidade financeira da família e ajuda a proporcionar uma melhor qualidade de vida.
Parece pouco, mas ao fazer pequenas modificações no dia a dia, seja nos seus hábitos na hora da compra, economizando água, energia ou alimentos, esses cuidados ajudarão significantemente no resultado final!
Confira algumas dicas interessantes que, ao serem implementadas na sua rotina doméstica, farão toda a diferença no seu bolso:
Energia
- Desligue a função turbo do seu chuveiro: se o seu chuveiro é pressurizado, desligar a função turbo desliga também o motor que garante maior pressão na saída da água, proporcionando menor gasto de energia.
- Mantenha seu refrigerador cheio: espaços vazios exigem mais do motor para manter os alimentos congelados. Quanto mais itens no freezer, melhor.
- Desligue os eletrodomésticos da tomada: ao finalizar seu uso, desligá-los da tomada ajuda a economizar. Afinal, aquela luz vermelha também consome energia.
- Aproveite a luz do sol: aproveite a luz natural, abra as cortinas e evite o gasto desnecessário ao utilizar luzes artificiais de dia.
- Instale painéis solares: estes trabalham durante o dia, captando a luz solar e posteriormente aquecendo a água utilizada no banho.
- Apague a luz ao sair de um ambiente: apesar de parecer lógico, somente quando adotamos esse costume no dia a dia ele se torna um hábito, ajudando a evitar o desperdício.
- Troque suas lâmpadas: utilizar uma lâmpada de LED pode reduzir consideravelmente o consumo de energia da sua casa. Existem ainda outras opções econômicas, como as fluorescentes.
- Mantenha o chuveiro na posição verão: em dias com clima agradável, deixar o chuveiro na posição verão pode ajudar a economizar até 30% mais do que deixá-lo na posição inverno.
- Troque a borracha de vedação da geladeira: se a mesma não está mais cumprindo seu papel e está dando vazão ao ar frio, vale a pena trocá-la por uma nova, evitando o desperdício.
- Espere os alimentos esfriarem para guardá-los na geladeira: ao serem guardados quentes, a geladeira trabalhará mais para que os mesmos atinjam uma temperatura compatível ao de seu interior.
- Livre-se de extensões: extensões e benjamins (o famoso “T”) ajudam a desperdiçar energia. Utilize-os somente se necessário.
- Evite utilizar os eletrodomésticos no horário de pico: o horário de pico é o horário em que se dá o maior consumo de energia elétrica. É estabelecido entre 18h e 22h, sendo aconselhável evitá-lo.
- Limpe o filtro do ar condicionado: manter o filtro do ar condicionado limpo, evita a sobrecarga do aparelho para o resfriamento do ambiente.
- Desligue a chave de energia: vai viajar? Desligue a chave de energia e evite o desperdício de energia por eletrodomésticos sem uso.
Água
- Reaproveite a água depois de lavar a roupa: reutilize a água proveniente da lavagem de roupa para lavar o quintal ou carro. Esta dica vale para a água da chuva.
- Feche a torneira enquanto escova os dentes: pode parecer bobeira, mas muitas pessoas possuem o hábito de deixar a torneira aberta enquanto escovam os dentes. Fechá-la durante este ato ajuda a economizar até 1,9 milhões de litros de água ao longo da vida.
- Conserte torneiras com vazamentos: se aquele pinga-pinga nunca te incomodou é hora de prestar mais atenção. Esta pequena goteira pode desperdiçar até 2 mil litros de água ao mês.
- Retire os restos de comida antes de lavar a louça: assim você economizará mais água ao lavar a louça com apenas pequenos resíduos de comida.
- Utilize regador: precisa regar seu jardim? Um regador utiliza menos água do que uma mangueira, garantindo a economia.
- Diminua o tempo no banho: cada minuto a menos embaixo do chuveiro economiza cerca de 23 litros de água.
- Espere juntar roupa suja para lavá-la: utilizar a máquina menos vezes em sua capacidade total garante maior economia de água.
- Troque a mangueira pelo balde: ao lavar o carro, esta simples mudança pode economizar significativamente. Por exemplo, se você utilizar 6 baldes, você pode economizar até 150 litros por lavagem.
- Regue seu jardim à noite: essa opção garante máximo proveito da água, já que a ausência do sol diminui a evaporação.
Compras no Mercado
- Monte um cardápio para a semana: dessa forma, você consegue planejar oque vai consumir e faz uma lista de compras eficiente.
- Faça uma lista: fazer uma lista contendo somente o que está em falta garante que você não se distraia facilmente entre as prateleiras do mercado e compra além do que necessita.
- Faça uma refeição antes de ir ao supermercado: ao fazer compras com estômago vazio, é mais fácil se deixar seduzir por doces e outras comidas que você não precisa comprar no momento.
- Não leve as crianças: As crianças são atraídas por produtos mais caros e até supérfluos.
- Sempre confira a data de validade dos produtos: Não adianta comprar muitas coisas no atacado, se você não for consumir antes do prazo de validade.
Cozinha e Alimentação
- Asse mais de um alimento ao mesmo tempo: ao utilizar o forno e cozinhar dois alimentos ao mesmo tempo, além de economizar energia (no forno elétrico), pode-se ainda economizar o gás (no caso de fogão à gás).
- Visite hortas comunitárias: muito comuns na maioria das cidades, as hortas comunitárias são boas opções para economizar ao comprar verduras e hortaliças, além de ajudarem a ter uma vida mais saudável.
- Faça seus próprios doces e aperitivos: é fã de bolos, bolachas e salgadinhos? Aproveite a enorme quantidade de receitas disponíveis na internet e mãos à obra. Além de economizar, você ainda garante que os seus alimentos serão de boa procedência.
- Tenha sua própria horta: se você gosta de cultivar plantas, ter sua própria horta em casa é uma ótima opção. Além de possuir alimentos frescos e sem agrotóxicos, ainda economiza na feira. Não possui espaço? Um jardim vertical pode ser uma ótima opção.
- Compre frutas da época: comprar frutas da época proporciona economia no mercado. Descubra qual a época de sua fruta favorita e aproveite!
- Reaproveite as sobras: nem tudo o que é dispensado dos alimentos precisa necessariamente ir para o lixo. Há várias receitas reaproveitando cascas e sementes, por exemplo, que muitas vezes são jogadas fora. Pesquise e faça deliciosos pratos com as sobras.
- Reutilize a água do cozimento de legumes: ela pode servir para caldos, sopas e até mesmo para dar sabor ao arroz de todos os dias.
- Escolha as laranjas mais pesadas: vai comprar laranjas para suco? As mais pesadas possuem mais polpa, portanto rendem mais.
- Mantenha as panelas fechadas ao cozinhar: ao deixá-las abertas, necessita-se de mais gás para que o cozimento seja efetivo.