Saber administrar seu próprio negócio, é essencial para que o profissional liberal, tenha uma vida financeira pessoal e profissional mais próspera. Veja abaixo, 6 dicas de gestão financeira, para aplicar no seu negócio:
1 – Faça um planejamento financeiro do seu negócio:
Gerenciar uma receita variável requer planejamento e organização. Como não há um valor fixo de receitas mensais, utilize a média dos últimos 6 meses ou o valor da menor receita mensal obtida nos últimos 6 meses, para fazer seu planejamento financeiro.
2 – Calcule o preço correto do seu serviço:
Devido a preocupação de que o preço alto, pode afastar os clientes, precificar os serviços, é uma das maiores dificuldades entre os profissionais liberais. A dica é: Não tenha medo! Existe uma diferença entre preço e valor, ao contrário do preço, o valor refere-se ao resultado ou benefício que o seu cliente obtém, com o produto ou serviço que você oferece. Os clientes irão aceitar o preço final, se forem beneficiados com o resultado.
3 – Considere todos os custos antes de fechar um negócio:
Antes de fechar o preço de um serviço, é necessário considerar todos os gastos possíveis, considere as despesas com os materiais a serem utilizados, deslocamentos, comunicação, refeições, impostos e principalmente, o valor da sua expertise atrelada ao tempo, para execução do trabalho. Também é essencial, pensar em todas as ocorrências possíveis, assim o preço cobrado será suficiente para cobrir de fato, todos os custos e gerar o lucro desejado.
4 – Reavalie seus preços regularmente:
É altamente recomendado que revise o preço dos seus serviços a cada três meses, manter o preço estável por muito tempo, pode significar perder lentamente a viabilidade do seu negócio.
5 – Tenha Capital de Giro Próprio:
Não se pode iniciar um negócio sem um capital de giro próprio, a utilização de capital de giro de terceiros é altamente onerosa e poderá inviabilizar o negócio. Se organizar para ter e manter o capital de giro próprio, poderá garantir a longevidade do seu negócio.
6 – Não misture o dinheiro da atividade profissional com o seu:
Um dos erros mais comuns e fatais para qualquer negócio, é misturar o dinheiro da empresa com suas contas pessoais. Manter as finanças de forma separadas é essencial, para ter uma visão clara do seu negócio e evitar a confusão patrimonial.