Oieee, tudo jóia?
Se você ainda não começou a investir, nunca é tarde! Aqui vão alguns passos para tornar mais fácil, esse hábito tão importante na nossa vida! Não tem mais desculpas!!! É simples, fácil…só precisa começar!
1 – Estabeleça um percentual mensal:
O ideal é de 20 a 30% das suas receitas, mas se no momento, esse percentual é muito alto para começar, invista o percentual que for possível agora, o mais importante nesse primeiro passo, é criar o hábito.
2 – Defina o tipo de investimento:
Essa definição vai depender do seu objetivo. Se por exemplo, você quer comprar um imóvel, ou já está pensando na faculdade dos filhos, o investimento deve ser de longo prazo, cuja rentabilidade é maior.
Existem inúmeras possibilidades de investimento para cada perfil de investidor. Se você nunca investiu, minha dica é começar pelo Tesouro Direto. Além dessas aplicações serem consideradas muito seguras, oferecem um rendimento acima da poupança e estão disponíveis para valores iniciais baixos.
Uma boa consultoria financeira poderá orientá-los a escolher a melhor aplicação, de acordo com seus planos.
3 – Pague-se em primeiro lugar:
Agora que você já definiu o percentual que irá investir e qual o tipo de investimento, o próximo passo é se colocar em primeiro lugar na lista dos seus boletos.
Esse é um dinheiro com o qual você está comprometido, assim como está comprometido com o pagamento do seu aluguel ou da escola dos seus filhos…ou seja, ele não deverá ser utilizado para despesas do cotidiano ou imprevistos.
4 – Programe-se para investir automaticamente:
Para não cair em tentação, programe-se para investir automaticamente, assim você economiza tempo e não corre o risco de esquecer ou gastar o valor antes mesmo de fazer a transferência para a conta de investimentos.
Dessa forma, sempre que o salário cair na sua conta, você não precisa fazer nada! Já estará tudo programado para investir automaticamente. Por exemplo, se o seu salário é depositado todo quinto dia útil do mês, o investimento da porcentagem pré-determinada deve ser feito no sexto dia útil.
5 – Aumente o percentual de investimento:
Com o passar dos primeiros meses, estude aumentar o percentual do valor a ser investido e repita o processo, até alcançar uma porcentagem que seja de 20 a 30% das suas receitas.
6 – Reveja as alternativas de investimentos:
Reavalie seus investimentos periodicamente. Muitas vezes, a aplicação escolhida no início do processo não será a mais adequada ou rentável quando você tiver uma quantia maior ou até mesmo quando houver mudança de objetivos.
Procure conhecer as alternativas que o mercado financeiro oferece para os seus investimentos e procure construir uma carteira personalizada aos seus objetivos…