Oieeee! Tudo bem com você?

Poucas sensações são tão prazerosas quanto a de comprar. A maioria das pessoas que converso, disseram já ter comprado algo para se sentir melhor… Mas os benefícios da “terapia da compra” geralmente duram pouco e podem gerar efeitos colaterais negativos a longo prazo.

Temos que estar sempre em alerta com o nosso estado emocional, pois as emoções podem nos levar à perda da autoestima, e isso acaba incentivando as pessoas a comprar quando se sentem tristes ou deprimidas.

Porém essas mesmas emoções negativas acabam voltando, em forma de remorso e culpa, se comprarmos mais do que devemos ou do que planejamos….

Segundo estudos, quando temos emoções negativas, nossa capacidade de autocontrole diminui, aumentando a probabilidade de tomarmos decisões erradas. A tristeza nos leva ao desejo por uma recompensa imediata…porém, essa recompensa nos é cobrada duramente na hora que a fatura do cartão de crédito chega!

A grande sacada é usar esse conhecimento a nosso favor! Quando sabemos que comprar nos faz sentir bem, nós podemos enganar nosso cérebro de modo a desencadear sentimentos positivos sem ter que gastar dinheiro impulsivamente.

Precisamos ter uma visão de longo prazo do que realmente vale a pena..e esse é um ponto que as pessoas tem dificuldade, pois é mais fácil dar maior importância as coisas que acontecem agora, do que a coisas do futuro.

Então, temos que exercitar nosso cérebro para atingir uma sensação de bem-estar mais duradoura. O nosso cérebro está programado para nos sentirmos felizes, porém nós temos que focar nosso sentimento de gratidão e compaixão nas coisas que já temos, não só no mundo material, mas principalmente no mundo espiritual.

Pode acreditar, sentir-se agradecido pode mudar a forma de como agimos! Ajudar os outros, como parar o que você está fazendo para colaborar com um colega ou ajudar alguém com qualquer outra coisa que esteja precisando, reforça esse ciclo de gratidão e irá gerar o verdadeiro bem-estar que tanto buscamos.

Por isso, da próxima vez que você sentir a necessidade de comprar algo, simplesmente para se sentir melhor, reflita sobre alguma coisa pela qual você se sinta agradecido. Quanto mais nos sentirmos agradecidos em nosso dia a dia, mais serenidade e auto controle teremos, para resistir a tentações que só nos causarão angústia e sentimentos de fracasso e tristeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *