Olá …tudo bem?
Dia dos namorados chegando me inspirou a falar sobre o momento em que o namoro vai ficando sério e o casal decidi se casar ou dividir o mesmo teto. Geralmente quando isso acontece, eles fazem tudo muito rápido, já saem por aí comprando tudo que veem pela frente para tornar esse sonho, realidade!
Porém, toda essa falta de planejamento gera dívidas e consequentemente discussões entre o casal. Vale lembrar que muitos casais, terminam seus relacionamentos nos primeiros meses de vida a dois, devido a não terem planejado como iriam conduzir suas finanças!
Bem…o fato é que infelizmente poucos são os casais que conversam e planejam as finanças antes do casamento. Geralmente isso ocorre em períodos de crise ou quando a situação já está insustentável. A dica é não postergar esse assunto…não tenha neuras, vergonha ou medo.
O ideal é tratar o assunto logo que o relacionamento começar a ficar sério!! Perguntas como: Quem vai pagar o que? Qual padrão de vida vão adotar? Deverão ser feitas e definidas pelo casal… na maioria das vezes é necessário ter ajustes, o que pode gerar desavenças, pois cada um tem suas necessidades ou prioridades e alguém sempre terá que abrir mão de algo individual, por algo em conjunto.
A paciência e a busca por um meio termo, ajudará a finalizar essa etapa…e também é importante definir quem irá controlar as finanças, essa escolha poderá ser definida pela pessoa que tem mais tempo ou afinidade com o assunto. Há casais que preferem controlar separadamente suas finanças, o que não dispensa a definição e conversa sobre os gastos da casa, sonhos a serem conquistados, etc.
A conversa é o verdadeiro segredo para uma união estável e para evitar que problemas financeiros interfiram na vida do casal…como diz aquele velho ditado, o que é combinado, não sai caro!
Então, antes de combinarmos o que cada um vai se responsabilizar, é necessário fazer um diagnóstico da vida do casal, anotando quanto cada um ganha e quais serão as despesas fixas, os sonhos de curto, médio e longo prazos (individuais e coletivos) e, quanto o casal terá que poupar para a realização desses sonhos.
Bem… quando o assunto é finanças, basicamente esses são os primeiros passos para iniciar uma vida a dois sem stress e complicações. Com um pouco de planejamento financeiro, nossos relacionamentos serão muito mais estáveis e duradouros.