Oi, tudo bem com você?

Os investimentos em Renda Fixa são aqueles cuja remuneração ou sua forma de cálculo pode ser previamente definida no momento da aplicação. Vamos dar uma olhada em 4 opções para quem não quer correr risco na renda variável, porém procura rentabilidades melhores do que a poupança.

CDB
O Certificado de Depósito Bancário (CDB) funciona como um empréstimo do cliente ao banco, que, em troca, será pago uma remuneração fixa. O banco paga o investidor de acordo com o CDI (Certificado de Depósitos Interbancários), que acompanha de perto a taxa básica de juros (Selic), atualmente em 6,0% ao ano. Diferentemente da poupança, que só rende no “aniversário” do depósito, o CDB tem remuneração diária. Ela pode ser definida antes (prefixados) ou depois (pós-fixados). Bancos pequenos e médios costumam pagar remuneração melhor, acima de 100% do CDI. O CDB pode ter liquidez diária, ou seja, o investidor pode retirar o dinheiro quando desejar, ou sacar apenas no prazo definido no momento da compra. É protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que funciona como uma garantia ao investidor no caso de o banco quebrar. Há incidência de Imposto de Renda em função do prazo da aplicação. Quanto mais tempo o dinheiro fica investido, menor será a alíquota.

Veja a tabela:
Até 180 dias                      22,50%
De 181 a 360 dias             20,00%
De 361 a 720 dias             17,50%
Acima de 720 dias            15,00%
Se o dinheiro ficar investido por menos de 30 dias, há também cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

LCI e LCA
Letra de Crédito Imobiliário (LCI) é um título emitido pelos bancos para captar dinheiro para projetos imobiliários. A Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) também é emitida pelos bancos, mas para financiar projetos do agronegócio. Elas funcionam de forma semelhante ao CDB, remunerando percentuais do CDI. A grande vantagem da LCI e da LCA é que o investidor fica isento de IR ao final da operação, ou seja, o dinheiro que rende sai limpo para a conta. Isso não é garantia de que as letras vão render mais que o CDB. Antes de investir, é importante comparar o possível rendimento. O prazo mínimo para investir é de 90 dias e não há liquidez antes do vencimento, ou seja, o investidor não pode retirar o valor quando bem entender. Tanto o LCI, como o LCA também têm garantia do FGC, ou seja, o capital do investidor é protegido pelo fundo.

Tesouro Direto
Tesouro direto são títulos públicos emitidos pelo governo federal para financiar áreas como educação, saúde e infraestrutura. Eles podem ser prefixados ou pós-fixados. No primeiro caso, a rentabilidade é definida na hora da aplicação. No segundo, a rentabilidade está associada a algum índice, como o IPCA ou a taxa Selic. O risco do Tesouro Direto é o mais baixo de todos, já que o governo é o credor e, em tese, é o mais difícil de quebrar. O Imposto de Renda é regressivo, igual ao do CDB, mas há ainda cobrança de taxa de custódia pela B3 (de 0,25% ao ano sobre o valor aplicado).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *