Oieeee, tudo bem?
Se você acha que demorou demais para aprender a organizar sua vida financeira, não deixe que isso aconteça com seus filhos! Para ensiná-los, primeiramente seja um exemplo, ensine uma lição de cada vez e permita que eles aprendam na prática!
1 – Ensine-os a controlar seus próprios gastos:
Eles precisam ter a experiência de planejar e controlar algum de seus gastos. Se as crianças e adolescentes não tiverem controle do dinheiro antes de se tornarem adultas, eles vão aprender que o dinheiro sempre será provido por alguém, e que eles não precisam ser responsáveis pelos seus gastos ou seu futuro. Por exemplo, calcule o valor que gastará no mês com lanche escolar e explique que ele que terá que controlar o uso do dinheiro e será de responsabilidade dele, fazer com que aquela quantia dê para o mês todo.
2 – Ensine-os a poupar para conquistar objetivos:
Se eles entenderem que podem conquistar coisas muito maiores com o dinheiro, ao invés de apenas gastar com qualquer besteira, vão começar a poupar para atingir seus objetivos. Por exemplo, se seu filho quiser um vídeo game, descubra com ele quanto custa e depois, quanto ele precisa poupar para comprá-lo. Caso seja um objetivo com valor inatingível no prazo determinado, faça-o entender que, mesmo sem condições de adquirir esse bem sozinho, ele precisa colaborar e se comprometer com a família para conquistar esse objetivo.
3 – Ensine-os como o dinheiro pode gerar mais dinheiro:
Ensine como eles podem investir em aplicações financeiras e como esses investimentos crescerão ao longo do tempo. Acompanhem juntos os extratos, o crédito dos juros e dessa forma, eles entenderão esse conceito na prática. De quebra, eles também irão entender que poderão alcançar seus objetivos de longo prazo, muito mais rapidamente.
4 – Ensine-os a elaborar um orçamento:
Ensine-os como planejar seus gastos, ao invés de ter um montante de dinheiro que vai diminuindo a cada compra. Faça com que seja simples e fácil, monte-a de acordo com a idade. Caso o orçamento se torne um hábito agora, a recompensa será imensa quando eles crescerem.
5 – Ensine-os a pagar contas:
Deixe que seus filhos aprendam a pagar contas. Dê a eles a responsabilidade de pagar a conta do celular ou da internet, por exemplo. Se eles atrasarem o pagamento, o serviço será cortado. Eles aprenderão a pagar as contas em dia.
6 – Ensine-os a não cair nas dívidas:
Essa provavelmente não é uma lição que eles compreenderão aos seis anos de idade, mas se forem adolescentes, certamente conseguirão entender o conceito. Para que aprendam na prática, dê um cartão de crédito com limite baixo (calcule o valor que irá ter de gastos no mês, por exemplo lanche escolar, transporte, etc.), e peça para ele utilizar o cartão diariamente para suprir essas necessidades. Dessa forma, eles poderão praticar o controle dos gastos e o pagamento da fatura.
7 – Ensine-os sobre o mercado publicitário e consumismo:
Ensine-os sobre o objetivo da publicidade: fazer com que compremos produtos ou serviços, levando-nos a gastar nosso dinheiro. Converse também sobre consumismo, e como ele nos prejudica financeiramente, como não é algo saudável e, sobretudo, como ele nos leva a encher nossa casa de coisas caras e totalmente dispensáveis.
8 – Ensine-os a não comprar por impulso:
Ensine seus filhos a refletir antes de comprar e a reconhecer os sinais da compra por impulso. Explique que não há necessidade de comprar coisas caras só porque os amigos têm. Toda compra tem uma consequência e geralmente as compras por impulso atrapalham as nossas reais metas.