Olá, tudo bem com você?

Você já deve ter ouvido a palavra “score” quando foi solicitar um financiamento, um cartão ou fazer alguma compra…mas afinal, para que serve o score?

Score é uma ferramenta de avaliação estatística, que analisa uma série de informações do consumidor e indica, por meio de uma pontuação, o grau de risco de inadimplência desse consumidor.

Ele que determina por exemplo, a aprovação de um financiamento para compra de um carro, a aquisição de um empréstimo, a obtenção de cartões de crédito ou a abertura de contas.

O score vem no formato de uma nota, que atualmente é medida dentro de uma escala de 0 a 1.000 pontos. Quanto maior sua nota, mais chances você tem de conseguir crédito.

E como podemos aumentar essa nota? Bem… existem algumas coisas, que fazem toda a diferença na hora sermos pontuados.

Para ter ou manter um bom score, tenha o seu nome limpo e sem restrições, não atrase o pagamento das contas, mantenha seu cadastro atualizado no site do Serasa e Boa Vista (serviços de proteção ao crédito) e ative o cadastro positivo nos órgãos de proteção ao crédito.

Pontuações até 300 são consideradas de alto risco e o consumidor pode ter seu pedido negado. De 301 e 700 pontos, são consideradas de médio risco e geralmente é possível conseguir empréstimos, cartões de crédito e financiamentos de veículo, porém com as taxas praticadas no mercado. Agora, acima de 700 pontos são scores considerado de baixo risco e quem tem essa pontuação, consegue negociar valores maiores e taxas bem mais baixas que as praticadas no mercado.

Para consultar o seu score, você precisa se cadastrar no site do SERASA ou do Boa Vista. É rápido e simples e as consultas são gratuitas. Basta ter em mãos o número do seu CPF.

Se você achar que sua pontuação está baixa, verifique se teve ou tem, algum protesto ou negativação no seu histórico de pagamentos, financiamentos ou empréstimos.

Você pode melhorar seu score incluindo seu nome no cadastro positivo pelo site www.consumidorpositivo.com.br . Ao solicitar sua inclusão no cadastro positivo, você autoriza que as empresas forneçam detalhes da sua movimentação financeira juntos às mesmas, o que permite uma avaliação mais precisa e detalhada quando você solicitar crédito.

Mas a melhor maneira de manter um score elevado é não se endividar, pagar as contas em dia e não utilizar o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, ou seja, controlando suas finanças você só tem a ganhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *