Gestão financeira é um conjunto de procedimentos e ações administrativas vinculados à análise, ao controle e ao planejamento de todas as atividades financeiras de uma empresa.
Por meio de registros adequados e de um bom acompanhamento por parte do gestor, é possível obter informações que contribuam para a otimização dos resultados como um todo.
Dessa forma, a gestão financeira engloba todas as atividades vinculadas ao controle dos recursos financeiros da empresa, visando garantir que a empresa tenha dinheiro suficiente para manutenção, investimentos e crescimento próprio.
Além dessa característica, outro fator importante vinculado à saúde do negócio é que uma gestão financeira, quando bem-feita, possibilita a redução de gastos desnecessários e uma correta destinação dos recursos, o que impacta fortemente nos resultados financeiros.
Assim, quanto mais eficiente e ativa for a gestão, maiores serão a qualidade e os resultados alcançados pelo negócio. Hoje, vivenciamos um momento de crise política e econômica, e esse é outro aspecto que implica na urgência e na relevância de que os empresários e gestores possuam uma base financeira estruturada e organizada.
Para que um negócio garanta a sua consistência e continuidade, é importante investir em boas estratégias de gestão e organização, uma vez que é por meio de ações e medidas preventivas que você se mantém preparado para possíveis imprevistos ou dificuldades.
Para se ter uma boa gestão financeira, é necessário estabelecer rotinas e políticas administrativas, investir em inovação e atualização e estar sempre acompanhando o que acontece no mercado.
Uma administração financeira só é boa quando é feita por meio da análise de informações geradas pelo próprio negócio. Todavia, para ter acesso a essas informações com segurança e exatidão, é necessário investir dinheiro, tempo e dedicação.
Como você pôde ver, a gestão financeira é fundamental para a organização e o desenvolvimento de estratégias que visem o progresso da empresa. Entre os pontos mais relevantes de uma gestão eficiente, podemos destacar um controle financeiro bem estruturado e confiável e um fluxo de caixa bem elaborado analisado periodicamente.
Com organização, ferramentas e uma análise periódica dos resultados, é possível chegar longe! Colocando algumas simples práticas na rotina da sua empresa, você já começa a garantir um futuro promissor para o seu negócio.
Algumas empresas, especialmente as pequenas, encontram dificuldade na realização da gestão financeira dos seus negócios, especialmente em razão da ausência de profissionais tecnicamente qualificados para exercer a função.
A melhor opção é sempre contratar um gestor financeiro com formação e experiência voltadas para o mercado das finanças. Além de conhecer os processos, esses profissionais têm uma vasta experiência a oferecer, o que é extremamente importante e agregador para o negócio.
Todavia, caso a empresa ainda não tenha uma estrutura suficientemente preparada para a contratação de um gestor, o melhor a fazer é que o empresário busque uma consultoria financeira. O profissional irá implementar processos, controles a seguir , que serão utilizados como ferramentas para mensurar onde fazer os ajustes.