Atualmente existem uma série de opções de planos de previdência. Mas em meio a tantas opções, é preciso estar atento e tomar alguns cuidados. Afinal, existem vários custos associados ao plano de previdência.
Primeiramente, precisamos entender que um plano de previdência trata-se de um fundo de previdência. Assim como qualquer fundo de investimento, existe uma taxa de administração. Muitas vezes, essas taxas são impraticáveis e podem comprometer o seu investimento no longo prazo.
Outra possibilidade, é você mesmo investir o seu dinheiro dinheiro para a sua previdência privada. Afinal, por que contratar um plano de previdência se você mesmo pode montar sua própria carteira de acordo com seus propósitos? Talvez, não seria mais interessante colocar o seu capital em outros tipos de investimento? Fugir inclusive, de fundos de investimento para eliminar taxas indesejáveis?
Bem, a resposta é…se você não tem conhecimento sobre o mercado financeiro e não entende de estratégia, talvez seja muito melhor pagar uma taxa de administração. Contratar um gestor para conduzir uma estratégia de sua confiança, talvez seja mais seguro e compense pagar as taxas. Afinal, a escolha de um bom plano de previdência pode trazer lucros que compense o investimento.
Agora, se você tem conhecimento sobre o mercado financeiro e entende de estratégias, será que vale mais a pena construir sua previdência através de um home broker? Primeiramente, deve-se fazer algumas análises.
Primeiro é preciso ter uma estratégia de acompanhamento do mercado. Saber o que está valendo a pena investir, e o que não está valendo a pena. Você precisa gastar um tempo a mais, afinal este trabalho do gestor do fundo de previdência, será atribuído a você.
Investimento por conta própria, também vai exigir de você uma organização. Você precisa fazer o levantamento do quanto pagou por cada título. Observar o quanto você lucrou com a venda deste título. Avaliar o que foi retirado pela bolsa. Tem ainda o DARF que precisa ser preenchido.
A escolha de como sua previdência será construída é totalmente sua, bem como as consequências e os resultados. Por isso, pense bem antes de escolher o caminho! Independente se você optar por fazer sua previdência por conta própria ou através de um gestor, essa escolha sempre deve ser cuidadosa e estudada.