Oi!! Tudo bem com você?

Essa semana vamos conversar um pouco sobre a importância de aprender a investir no mercado de ações, já que a bolsa de valores tem se tornado a cada dia, uma ótima alternativa para aumentar os nossos rendimentos, principalmente em tempos de juros baixos, como o que estamos vivendo agora…

Você já deve ter ouvido histórias de pessoas que enriqueceram investindo em ações. Porém, isso não será possível sem conhecimento, experiência e paciência. Afinal, enriquecer é um processo que deve ser construído diariamente.

Entender o funcionamento do mercado financeiro é o primeiro passo para aprender a investir em ações. Atualmente, temos muitos livros, cursos e também, muito conteúdo na internet para mergulharmos nesse universo, que muitas vezes, pelo fato de não conhecermos, achamos tão inacessível.

Temos que partir do princípio que o mercado de ações, funciona como uma loja. De um lado, existem os compradores e de outro, os vendedores. Assim, quando uma oferta de compra possui o mesmo valor que a oferta de venda, o negócio é fechado automaticamente.

Ao comprar um ação, você se torna acionista de uma empresa, como a Petrobrás, Magazine Luíza ou Itaú. Por isso, antes de qualquer ordem de compra, pesquise tudo sobre a empresa. As informações estão disponíveis para todos, normalmente a maioria das empresas possuem um website de RI (Relações com Investidores). Nessas páginas, o investidor consegue encontrar tudo o que precisa, como números operacionais, planos de expansão, endividamento, dados de lucratividade, ativos, etc.

Tenha em mente que o mercado de ações pode agregar bons rendimentos ao seu capital, porém todos os investimentos, até mesmo a poupança, possuem riscos. Então, deixe o medo de lado e comece devagar… no início, procure empresas conhecidas e com liquidez (facilidade de resgate do investimento sem perdas significativas) e posteriormente, você pode ser mais arrojado, à medida que ganhar mais confiança e experiência. Outra opção, caso haja insegurança no início, é contar com a ajuda de um profissional.

Um ponto importante, é investir continuamente. Muitas pessoas fazem um único investimento e depois “esquecem” dos seus ativos…Vale ressaltar, que o mercado financeiro é muito dinâmico e temos que estar atentos as oportunidades e novas possibilidades de ganho. Diversificar e ajustar a carteira de investimentos periodicamente, é sempre a melhor opção.

Também temos que considerar que, à medida que interagimos mais no mercado financeiro, aumentamos nossa experiência, fazendo com que os nossos investimentos se multipliquem mais rápido.

Outra coisa importante é que, para começarmos a investir na bolsa de valores, tesouro direto e nos fundos de investimento, teremos que abrir uma conta em uma corretora de valores. Antes de escolher, analise todas e priorize as corretoras sólidas e que também ofereçam taxas atrativas. Atualmente existem várias corretoras que operam com taxa zero para várias modalidades de investimento…Então, bora começar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *