Para não se endividar à toa na Black Friday vale a pena seguir algumas dicas. A primeira delas é fazer uma lista de coisas que você realmente planeja comprar. Defina se elas são de fato necessárias e separe as eventuais aquisições em nível de prioridade. Foque apenas no que está nesta lista.
Depois, estabeleça um limite para os gastos. Entenda seu orçamento e avalie com transparência quanto você realmente pode gastar agora, Lembre-se que o começo do ano costuma ser um período de pagamentos extras, como IPTU, IPVA e matrícula de escola. Portanto, cuidado para não gastar agora o que não deveria e ficar no vermelho depois.
Também é recomendável evitar muitas compras parceladas. Elas podem parecer interessantes no momento da compra, mas quando se somam na fatura podem acabar com o seu orçamento. Estabeleça limites para essas parcelas também, considerando que imprevistos financeiros sempre podem acontecer e você terá essa dívida a pagar.
É comum que em momentos assim muitas tentativas de fraudes aconteçam. A primeira delas está relacionada aos sites falsos. Antes de comprar na Black Friday, confira sempre se a loja onde você está pensando em comprar é confiável. Para isso, você pode pesquisar em sites como Reclame Aqui e também no Procon.
Desconfie também de descontos grandes demais ou promoções milagrosas. Pesquise o preço dos produtos em outros lugares e avalie se existe uma chance real de estar sendo vendido por menos.
Outro ponto importante a estar atento, são os prazos de entrega. Desse modo, se você precisa de uma geladeira nos próximos dias, mas a entrega só pode acontecer daqui um mês, talvez seja complicado esperar. Em razão da alta demanda de pedidos, é normal que entregas atrasem também. Confira antes de comprar.
Outra dica legal é dar uma olhada nos lugares que oferecem cashback. Em alguns estabelecimentos, você faz a compra e ganha um valor de volta para gastar depois. Pode valer muito a pena!