Ações, também chamadas simplesmente de “papéis”, são as parcelas que compõem o capital social de uma empresa, ou seja, são as unidades de títulos emitidas por sociedades anônimas. Uma ação representa a participação de um investidor em uma empresa de capital aberto.

O titular de uma ação tem direito a uma porção correspondente dos ativos de uma companhia caso ela seja liquidada, bem como a quaisquer benefícios que a empresa oferecer a seus acionistas. Os dois principais tipos de ações são as ordinárias e as preferenciais.

Ações Ordinárias X Ações Preferenciais

Os titulares de ações ordinárias podem ter direito a voto em assembleias de acionistas e receber dividendos, isto é, pagamentos baseados no desempenho da companhia, geralmente com periodicidade trimestral ou anual. Nenhuma empresa é obrigada a distribuir dividendos, mas algumas usam esses pagamentos para atrair investidores a comprar suas ações.

Os titulares de ações preferenciais em geral não podem votar em assembleias de acionistas, mas são os primeiros a receber os outros benefícios inerentes à titularidade de uma ação. Por exemplo, se uma empresa tiver disponibilidade de caixa limitada para dividendos, os acionistas preferenciais serão os primeiros a receber os pagamentos, enquanto os acionistas ordinários podem receber uma quantidade reduzida ou mesmo nenhum dividendo. Os acionistas preferenciais também têm maior poder de reivindicação sobre os ativos de uma empresa, caso haja sua liquidação, ou sobre a receita proveniente da sua venda.

Por que as empresas emitem ações?

Uma empresa de capital aberto que gera receita, pode levantar capital vendendo ações da companhia. Se a empresa se sair bem, o valor das suas ações sobe conforme a demanda aumenta.

Se a companhia tiver um mau desempenho, o valor dos seus papéis cai conforme diminui a demanda. O preço da ação também pode subir se a companhia recomprar seus papéis, o que reduz a oferta de ações em circulação.

Por outro lado, o preço da ação geralmente cai quando a companhia emite mais ações, o que dilui a participação de cada ação na companhia.

Bem…a valorização do preço é uma das principais razões para ser titular de uma ação. As ações são negociadas em bolsas de valores ao redor do mundo, com graus variados de liquidez, dependendo da moeda, da bolsa e da ação em si.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *