Fundos de Investimento são recursos, captados de pessoas físicas ou jurídicas, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. Isto é: os recursos de todos os investidores de um fundo de investimento são usados para comprar bens (títulos) que são de todos os investidores, na proporção de seus investimentos.

Ao investir em um fundo, o cotista aporta um valor e terá como lucro os desempenhos dos ativos que compõem a carteira daquele fundo, proporcionalmente ao valor investido por ele. Os ativos são selecionados e acompanhados diariamente pelo gestor e pelo administrador do fundo.

Na prática, o investidor compra cotas de um fundo dirigido por um gestor qualificado, que estuda e avalia, por meio de análises sofisticadas, os papéis que farão parte da carteira do fundo. Mas esse serviço tem um preço, que é definido pela taxa de administração e performance do fundo. De forma simplificada, pode-se dizer que a taxa de administração recompensa o gestor pelo seu trabalho em administrar os recursos que você aplicou no fundo.

Os fundos de investimento, podem ser classificados como: Fundo de Curto Prazo, Fundo Referenciado, Fundo de Renda Fixa, Fundo de Ações, Fundo Cambial, Fundo de Dívida Externa e Fundo Multimercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *